Divulgar um blog e oferecer seus serviços por meio das Redes Sociais pode sem uma grande passo para alcançar o público que deseja.

A internet e principalmente as Redes Sociais são duas invenções que vieram para transformar o mundo e a forma como nos comunicamos. A principal característica desses instrumentos, é a facilidade de acesso a informação que podemos ter.

Atualmente é difícil encontrar alguém que não esteja conectado a alguma rede social. Sejam jovens, adultos ou idosos, todos estão navegando em busca de entretenimento e principalmente em busca de uma solução para os seus problemas.

Por isso, quem tem um produto ou serviço para vender encontra nas Redes Sociais um ótimo canal de divulgação, que está cada dia mais em ascensão. Se você tem o seu próprio negócio, não pode estar de fora da internet, mesmo que o serviço ofertado não seja online.

As Redes Sociais são um dos meios de veiculação mais baratos atualmente, além de conversarem com todas as faixas etárias, públicos, localidades e interesses. Outro fator importante é a facilidade de se gerar conteúdo relevante e que chame a atenção, basta usar a criatividade a seu favor.

Dentre as inúmeras Redes Sociais existentes hoje em dia, as que possuem mais usuários ativos e que são ideais para você divulgar o seu negócio, são o Facebook e o Instagram.

Apesar de pertencerem a mesma empresa, cada rede possui sua particularidade e consequentemente, seus prós e contras.

Saiba como divulgar seu trabalho nas Redes Sociais

Passo a passo para divulgar seu trabalho no Instagram:

Para divulgar o seu negócio no Instagram, você precisa acessar o aplicativo via Smartphone, e criar uma conta. Você deverá fornecer um endereço de e-mail válido, seu nome, idade e criar um nome de usuário e uma senha únicos.

É através do seu nome de usuário que as pessoas poderão te encontrar e acessar o seu perfil. Após esse passo-a-passo, você pode começar escolhendo uma foto de perfil. Lembre-se de escolher fotos mais próximas e com boa resolução, já que o ícone aparecerá bem pequeno, somente para as pessoas te identificarem de forma mais rápida.

Após isso, redija um texto curto e chamativo para colocar na sua biografia. Resuma suas informações principais, como o que você faz, outras formas de contato como celular ou seu site, se você tiver, e o endereço que as pessoas podem te achar.

O próximo passo é seguir possíveis clientes interessados, para assim, criar um ponto de contato entre eles e a sua marca. Comece a seguir bastante usuários e logo aqueles que tiverem interesse no que você está ofertando passarão a lhe seguir de volta.

Feito isso, você está pronto para começar a divulgar. O Instagram é uma rede social mais intuitiva que o Facebook, pois o conteúdo se baseia somente em fotos e vídeos que são acompanhados de pequenos textos descritivos, as chamadas legendas.

Você pode utilizar a sua conta para postar seus trabalhos mais recentes, os feedbacks de seus clientes, os bastidores do dia a dia e do que você faz e tudo o que achar conveniente em compartilhar com os seus seguidores.

Não se esqueça que o Instagram é uma rede social imagética, ou seja, as imagens devem falar por si. Você pode compartilhar essas fotos ou vídeos no seu feed, ou no recurso chamado “Stories”.

O Stories é uma ferramenta que exibe vídeos e fotos por um período de 24 horas, depois disso, os conteúdos compartilhados se apagam automaticamente. Eles ficam disponíveis para todos aqueles que te seguem.

O Instagram Stories é uma ferramenta muito interessante se utilizada para criar engajamento e confiança com os seus seguidores. Através dela você pode conversar com eles, seja por meio de enquetes, perguntas e respostas ou até mesmo criar uma imagem bem humana do seu negócio.

Quais as vantagens de divulgar no Instagram?

De maneira resumida, divulgar no Instagram tem como principal vantagem criar uma lembrança de sua marca na cabeça dos seus clientes.

Se você compartilhar conteúdos diariamente, com uma boa frequência, os seus seguidores vão se lembrar de você, se interessar pelo que você faz, e consequentemente te escolher na hora da compra.

Você consegue ainda impulsionar suas publicações, atingindo mais possíveis interessados ao seu negócio.

O gerenciamento de anúncios do Instagram é bem simples e intuitivo, a única exigência é que você tenha uma página no Facebook conectada a sua conta do Instagram e que sua conta seja uma conta de negócios.

Ao impulsionar, você pode segmentar que seu anúncio apareça para as pessoas da idade, sexo e localidade que você mais acha interessante.

Outra vantagem que coloca o Instagram a frente de outras Redes Sociais é o engajamento dos usuários da rede.

Se o conteúdo que você compartilhar realmente for relevante para o seu público, eles provavelmente irão curtir, comentar e até mesmo compartilhar com os amigos.

Alguns itens que podem te ajudar a criar conteúdos mais engajadores são: apele para os sentimentos, geralmente conteúdos engraçados, emocionantes e informativos possuem taxas de compartilhamento mais altas que outros tipos de conteúdo. (Essa dica vale tanto para o Instagram, quanto para o Facebook!)

Passo a passo para divulgar seu trabalho no Facebook

Para divulgar sua marca no Facebook, é necessário que você já tenha uma conta, ou mais comumente chamado, um perfil. Para criar seu perfil, o processo é basicamente o mesmo do Instagram.

Preencha um endereço de e-mail válido, forneça seu nome completo, sua data de nascimento e crie uma senha forte. Após criar o seu perfil e confirmar sua conta através do link enviado no seu e-mail, você deve criar uma página.

Antigamente as pessoas podiam divulgar seu negócio no Facebook diretamente do seu perfil, porém essa prática foi banida e se caso você tentar fazer, mais cedo ou mais tarde será responsabilizado.

Para criar uma página, você deve estar logado no seu perfil, e acessar a página. Escolha o tipo de página que melhor se adapta ao seu negócio, podendo ser:

  • Negócios locais
  • Empresa, instituição ou organização
  • Marca / produto
  • Artista ou figura pública
  • Entretenimento
  • Causa / comunidade

Escolha o nome da sua página, e comece a adicionar as imagens de reconhecimento: imagem de perfil e de capa. Dê preferência para fotos mais simples, sem muita informação para não confundir os visitantes de sua página.

É interessante adicionar as informações de contato telefônico e endereço do seu negócio, caso houver. Essas informações facilitam a procura e permitem que seus clientes interessados interajam mais facilmente com você.

Adicione outros itens sobre a sua empresa, como horário de funcionamento, o site, uma descrição curta, e a missão de ela existir.

Feito tudo isso, o funcionamento é o mesmo do Instagram, com imagens, vídeos e textos. A diferença é que o Facebook permite textos maiores, ou seja, mais informativos e até mesmo publicações que contenham só o texto.

Outro diferencial são os botões de chamada para ação, como o “Ligar agora”, “Localize no Mapa” ou “Comprar agora”. Se você tiver um site, a última opção é uma boa pedida para redirecionar de maneira rápida os usuários para dentro do seu site, diretamente para a página de compras.

Já os botões de ligar e localização, se usados através de um dispositivo móvel, garantem a interação do usuário com o seu negócio em um piscar de olhos.

Vantagens de anunciar no Facebook

Anunciar no Facebook pode não ter o mesmo engajamento do Instagram, mas também ajuda na lembrança de marca e principalmente no momento que o seu cliente precisa de informações sobre o seu negócio.

Se você já mantém uma relação com esse cliente, no momento em que ele quiser tirar uma dúvida ou entrar em contato com você, é através do Facebook que ele encontra informações mais aprofundadas, e mais diretas, como o caso dos botões de chamada para ação.

Outro fator importante dentro do Facebook é que você pode compartilhar seus anúncios dentro dos milhares de grupos de vendas existentes na plataforma.

Como página isso não é possível, porém você pode fazer esses anúncios com o seu perfil pessoal, e mencionar a página do seu negócio na publicação.

Assim, os participantes do grupo que se interessarem podem clicar na página, e navegar pelos conteúdos que você compartilhou. Essa estratégia é muito utilizada, gratuita e costuma gerar bons resultados.

Qual rede social vale mais a pena?

Saiba que nenhuma rede social é melhor que a outra, cada uma tem suas características específicas e conversa melhor com um tipo de público.

Além disso, existem diversas outras Redes Sociais famosas e muito utilizadas pelos usuários da internet, como o WhatsApp por exemplo.

O que você deve dar preferência e realmente se importar é em estar presente na maioria delas, pois assim, você criará cada vez mais pontos de contato com os seus possíveis clientes, o que ajudará na lembrança, na identificação e na escolha do seu produto no momento da compra.

Leia também: 

Criando um site para vendas 

Cursos online para começar meu próprio negócio

Nós do Consulta Financeira temos como objetivo trazer as principais informações financeiras aos nossos leitores. Não possuímos nenhum vinculo com bancos ou instituições financeiras.