Se você tem vontade de abrir um negócio, além de oferecer produtos de qualidade, deve transmitir um perfil de sabedoria e respeito a todos que estão em contato com a sua empresa. Mas o que é necessário ter para ser considerado um bom empreendedor?

Passar essa imagem aos pontos de contato do seu negócio irá garantir que eles criem confiança e credibilidade no que você oferece. Isso deve ocorrer, principalmente, se você possuir empregados.

Se você os tratar de igual para igual, sempre preservando o respeito e a educação, será considerado um líder. Uma pessoa que eles poderão contar nos momentos de dificuldade, sem ter medo de represálias.

E esse é um dos primeiros passos de um bom empreendedor, poder contar com seus empregados e saber que pode confiar neles sem medo de as coisas darem errado.

Nesse texto separamos mais algumas dicas que vão lhe ajudar a criar uma boa imagem de empreendedor e garantir o sucesso do seu negócio.

Confira 05 dicas para se tornar um bom empreendedor

1 – Seja apaixonado por aquilo que faz

As coisas se tornam muito mais fáceis de lidar quando amamos o que fazemos. Um bom empreendedor precisa ter paixão no seu negócio, caso contrário não encontrará motivos para prosseguir, cultivando apenas cansaço e estresse.

Além de tornar as coisas mais fáceis, você conseguirá dedicar mais horas para tentar tornar aquilo cada vez melhor. Ou seja, as chances de triunfo ficam ainda mais garantidas.

Se você está pensando em iniciar um negócio próprio procure por aquilo que você já gosta e tem familiaridade desde já. Tudo será mais prazeroso e divertido de fazer.

2 – Esteja atento as reclamações

O erro de muitos empreendedores é achar que seus respectivos produtos ou serviços são bons só porque são deles. Realmente é difícil deixar o orgulho de lado e enxergar os erros, mas um bom empreendedor os assume e principalmente, vai atrás de melhorias.

Esteja disponível para ouvir opiniões negativas dos seus clientes, dos fornecedores e até mesmo de seus empregados. As vezes a melhoria pode vir de onde você menos espera, e como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

3 – O bom empreendedor sai da zona de conforto

Seja corajoso e se desafie. Desafie o seu empreendimento. Esteja sempre a procura de coisas novas, seja na execução ou até mesmo na divulgação do seu negócio.

Quando você sai da zona de conforto pode descobrir inúmeras coisas novas que não via porque estava sempre no mesmo padrão. E essas descobertas podem se materializar em novidades que irão gerar ótimos resultados nas suas vendas.

4 – Não tenha medo de perguntar

Um bom empreendedor não nasce pronto, sabendo tudo o que tem que fazer. O bom empreendedor é aquele que sempre procura aprender, sempre está renovando seus conhecimentos.

Não tenha medo de perguntar aos seus concorrentes, ou mostrar que está com dificuldades. Saiba que o mercado possui espaço para todos e criar esse tipo de relação com seus concorrentes pode se tornar uma ótima fonte de networking.

As relações de networking inclusive são muito importantes para um bom empreendedor. Quem sabe em uma dessas conversas você não encontre um investidor que se interesse pelo seu produto, ou acabe encontrando ainda mais possibilidades de novos clientes?

5 – O bom empreendedor tem objetivos a longo prazo

Pensar no agora é muito importante e é isso que mantém a saúde de um negócio. Porém, pensar no futuro é fundamental. Estabeleça metas, visualize onde você quer chegar.

Quem não possui objetivos a longo prazo pode assumir um grande risco, risco esse que deixa o negócio ir se apagando pouco a pouco.

Isso acontece porque quando não se planeja o futuro, o negócio começa a parar de crescer desde já, no presente. As metas são responsáveis por expansões, aumento das vendas e geração de lucro. Pense nisso.

Empreender não é fácil, ainda mais quando estamos no começo, mas com essas dicas, muito esforço e coragem com certeza você será mais que um bom empreendedor.

Leia também: 

Como começar o próprio negócio 

Erros que não se deve cometer ao abrir uma empresa