Abrir uma conta em banco deixou de ser sinônimo de burocracia e passou a ser uma tarefa muito mais simples do que costumava ser. Hoje em dia, a abertura de contas em bancos digitais passou a ser uma realidade que agiliza e muito a vida das pessoas.

O que são os bancos digitais?

Bancos Digitais são instituições financeiras que não praticam atendimento presencial. Todo o processo de relacionamento com o cliente é feito pelos canais digitais, seja a abertura da conta, a negociação de transações, ou até mesmo o atendimento é feito via internet.

Essas empresas vêm com uma nova filosofia, que coloca o cliente no centro das atenções, promovendo a maior satisfação, com mais transparência, menos burocracia e valores de taxas e juros mais baratos do que o mercado costuma praticar.

E como funcionam os Bancos Digitais?

Eles têm o mesmo funcionamento de um banco normal, você pode abrir uma conta corrente, ter cartão de débito ou crédito, fazer empréstimos, financiamentos… igualzinho aos bancos tradicionais.

A diferença é que para abrir uma conta em bancos digitais, ou qualquer outro procedimento com essas empresas, você tem a liberdade de fazer isso sem sair de casa, pelo seu smartphone ou computador.

A ideia é basicamente a mesma para todos, você baixa o aplicativo no seu celular, envia seus documentos e se for aprovado, pode dar início a criação de uma conta.

A análise de crédito e de perfil do cliente também são executadas pelos Bancos Digitais e nada mais é que uma forma de verificar a idoneidade do solicitante.

Você ainda tem a liberdade de escolher quais produtos do banco quer ter direito, e se caso tiver algum problema ou alguma dúvida, basta entrar em contato pelos canais de atendimento, que podem ser pelo próprio aplicativo, por e-mail ou por telefone.

Uma outra vantagem nos bancos digitais é que geralmente canais de comunicação como o telefone, por exemplo, costumam ter o horário de atendimento 24 horas, 7 dias por semana, ou seja, qualquer coisa que acontecer você tem a garantia de contar com a ajuda do banco.

A ideia é justamente se livrar da burocracia, pois apesar de gerar uma certa confiança, atrapalha e dificulta e muito as transações nessas instituições. Mas não se preocupe, a segurança e a confiança também se fazem presentes nas contas em bancos digitais.

Existem regras, condições, documentos e contratos, porém você pode manusear isso tudo diretamente do seu celular.

E quais são as vantagens de um abrir uma conta em um banco digital?

  • Livre burocracia. Você não precisa assinar ou ler milhões de papeis.
  • Você pode fazer tudo sem sair de casa, através do seu celular.
  • Canais de atendimento ao cliente 24 horas.
  • Taxas e juros abaixo do valor praticado pelos bancos tradicionais.
  • Você gerencia tudo pelo aplicativo do banco no seu celular.
  • Saques ilimitados em bancos 24 horas.
  • Consulta ao saldo sem limite de vezes e sem pagamento de taxas.
  • Transações via DOC ou TED não pagam tarifas, mesmo para outros bancos.
  • Ter um cartão de débito e/ou crédito.
  • Alguns bancos permitem a aplicação do dinheiro, que costumam ser mais rentáveis que a poupança comum.
  • Você pode fazer depósitos em cheque na sua conta através de imagens.
  • Você pode gerar boletos.

Desvantagens dos Bancos Digitais:

  • Podem passar uma certa desconfiança por ser uma prática de mercado ainda muito nova.
  • Não possuem agência física, o que pode complicar o saque de dinheiro em espécie, por exemplo. Mas isso pode ser realizado nos caixas 24 horas, e tudo pode ser resolvido via canais digitais do banco.
  • Não fornecem talões de cheque.

Conheça agora alguns Bancos Digitais, e como funcionam os serviços prestados por eles:

Banco Inter:

O Banco Inter é um dos maiores Bancos Digitais do momento, e trabalha com cartões de bandeira MasterCard. O cliente tem acesso a um cartão de débito, e pode solicitar o de crédito que não cobra anuidade.

A conta no banco digital Inter é corrente, e transações como TEDs e pagamentos não sofrem o acréscimo de tarifas e são ilimitados, além disso, o cliente pode fazer depósitos em conta através de boletos e cheques através de imagem.

Possui canais de atendimento 24 horas e 7 dias por semana, permite saques na rede Banco 24h, realiza compras e transferências via QR Code, aceita pedidos de empréstimos e financiamentos e ainda permite fazer recarga no celular.

A abertura da conta é totalmente gratuita e feita de forma digital, e permite ainda modalidades de conta para pessoa jurídica e MEI. Para abrir uma conta no Inter você deve acessar o site oficial.

Você fornecerá em um primeiro momento o nome completo, o e-mail, um número de telefone e o seu CPF. Depois basta dar continuidade ao cadastramento fornecendo os demais dados que lhe forem solicitados.

Banco Next:

O Banco Next é uma aposta do Bradesco. É um banco 100% digital que fornece conta corrente sem custo de abertura, com cartão, saques ilimitados e sem cobrança de taxa.

Os saques tem a vantagem de serem feitos em Banco 24h e nos caixas eletrônicos do Bradesco.

O Next oferece ainda o programa de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto em compras online nas lojas parceiras e cadastradas do banco. Outro diferencial são os descontos e ofertas especiais que os clientes Next têm acesso.

Ofertas como descontos em ingressos de cinema, cupons de descontos exclusivos em restaurantes, serviços de táxi, entre outros, também entram pro time de vantagens da empresa.

A conta no banco digital Next oferece ainda cartão de crédito, poupança, programa de pontos, parcelamentos, cheque especial, empréstimo e conta com a bandeira Visa em seus cartões.

No momento o banco só trabalha com contas para pessoas físicas, mas em breve passará a trabalhar com a abertura de contas para pessoas jurídicas.

Uma das vantagens do Next é que se você preferir resolver assuntos financeiros pessoalmente, conversando com um gerente, pode ir até uma agência do Bradesco e tirar suas dúvidas.

As transferências entre contas são ilimitadas somente entre Next e Bradesco, e o direito a TED ou DOC é limitado a uma vez por mês. Extratos e comprovantes não cobram taxas e são ilimitados.

Para criar sua conta no Next, você pode acessar o site ou fazer o cadastramento direito pelo aplicativo de celulares Next. Os documentos exigidos são RG, comprovante de endereço, CPF, nome e data de nascimento.

Durante o processo de cadastro é exigido também um vídeo onde o solicitante tem de falar que deseja abrir uma conta no Next. Essa é uma forma de comprovar a solicitação sem precisar se locomover a um lugar para assinar documentos.

Banco Neon

O Neon também é uma conta corrente digital grátis, sem cobrança de mensalidades. O cliente do banco Neon tem acesso a cartão de débito e crédito, sendo o cartão de crédito sem anuidade.

Clientes que utilizam os serviços do banco com mais frequência podem desfrutar de transferências e boletos grátis, além de investimentos que prometem render mais que poupanças tradicionais.

Para a ativação da conta, é necessário que se faça um depósito inicial. Mas isso não é a cobrança de nenhuma taxa, serve somente para confirmar e ativar a abertura da conta e o dinheiro ficará disponível para ser usado pelo cliente como quiser.

O depósito pode ser realizado por transferência, via outros bancos até a conta Neon, ou via boleto bancário gerado dentro do próprio aplicativo e que pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Quanto aos saques de dinheiro, podem ser realizados em Bancos 24h e somente o primeiro saque é gratuito no mês, após isso é cobrado uma tarifa de R$6,90.

O mesmo vale para transferências entre outros bancos, após a primeira transferência, que é gratuita, cada transação é tarifada em R$3,50.

Para criar uma conta no banco Neon, você deve baixar o aplicativo em seu celular, ser maior de 18 anos e fornecer seus dados como RG e CPF. A instituição também pede fotos e demais documentos comprovatórios na hora da abertura da conta.

Os Bancos Digitais estão vindo para revolucionar o que entendemos sobre transações financeiras. Esse movimento de digitalização está atingindo até mesmo os grandes e tradicionais bancos e são uma prova de que os clientes é que saem ganhando com isso.

Aproveite o poder que você tem em suas mãos e passe a fazer escolhas que só tem a te beneficiar, conheça mais sobre cada banco e veja se um deles pode ser o ideal para o seu dia a dia.

Leia também: 

Conheça os melhores cartões de crédito sem anuidade do mercado 

Entenda tudo sobre cartão de crédito e crédito rotativo 

Nós do Consulta Financeira temos como objetivo trazer as principais informações financeiras aos nossos leitores. Não possuímos nenhum vinculo com bancos ou instituições financeiras.